Teve, por Unidade mobilizadora, o Regimento de Artilharia Ligeira 1, de Lisboa. Constituído por três Companhias operacionais e uma de comando e serviços - C.ART 738, C.ART 739, C.ART 740 e CCS - desembarcou em Luanda no dia 18 de Janeiro de 1965. Regressou à Metrópole em 1967, aportando ao cais da Rocha do Conde de Óbidos a 9 de Março.


terça-feira, 11 de julho de 2017

Ainda a Confraternização de 2017

Fátima - 18 de Março de 2017 - Confraternização Anual

O Coronel Nuno Anselmo, solicitou ao "Combatente" (a revista trimestral da Liga dos Combatentes) a publicação de uma notícia sobre a realização da nossa confraternização. Encabeçada pela fotografia que acima reproduzimos, a notícia em questão saiu no número 380, de Junho do corrente ano. O texto que a acompanhava, era o seguinte:   
Nuno Guilherme Catarino Anselmo, sócio 110631, combatente na CCS e na Companhia de Artilharia 740 do BART 741, que prestou serviço em Angola de Janeiro de 1965 a Março de 1967, divulga que se realizou em Fátima, no dia 18 de Março de 2017, o 31º convívio comemorativo do 50º aniversário do regresso a Lisboa do BART741, tendo comparecido cerca de 220 combatentes, amigos e familiares, sendo alguns de segunda geração.

Durante as intervenções proferidas pelos vários oradores foram homenageados os que já partiram, salientando-se a intervenção do neto de um combatente recentemente falecido, demonstrando a ligação ao BART741 e seus camaradas e amigos que ainda perdura na família, passados 50 anos.    
Por curiosa coincidência,  a Liga dos Combatentes está a promover uma renovação do universo dos seus associados, sob o tema "FAÇAM DOS VOSSOS NETOS UM DOS NOSSOS". Transcrevemos:

Orgulho dos netos nos seus avós
A Direcção Central da Liga dos Combatentes criou o programa "Passagem de Testemunho" o projecto a que chamou "Dos Avós aos Netos" visando a perenidade da Liga ao fazer sócios Extraordinários todos os netos (ou filhos menores) nas seguintes condições:

                             . Taxa de inscrição 5,00 €

                             .  Até aos 12 anos, isenção de quota
                             .  Dos 12 aos 18, quota anual de 5,00 €
Estes sócios recebem o Cartão, Pin e Diploma de Compromisso de Honra, assinado pelo presidente da Direcção Central, a distribuir em cerimónia pública dos Núcleos, e onde está associado o nome e número de sócio do avô.
Vamos passar o testemunho aos mais novos
Vamos trazer a juventude à Liga dos Combatentes
É um orgulho pertencer a esta instituição

VETERANO

Sem comentários: